top of page

Terruá Tuerê


João Rios é natural do Maranhão e trabalha com cacau há 20 anos. Há pouco mais de 3 anos, ele e a esposa, Nayara Rios, começaram a produzir cacau fino para chocolate Bean to Bar. Eles entraram pelo universo do cacau fino por causa na Nayra, que quis fazer um curso de chocolate artesanal oferecido pela ONG Solidaridad.


A entidade, possui um programa de assistência agrícola que opera na região do Assentamento Tuerê em Novo Repartimento / Pará. O programa visa o aumento de produtividade na cadeia do cacau com sustentabilidade socioambiental. A partir daí, se dedicaram com afinco a ponto de começarem a produzir também o cacau fino (utilizado para produção de chocolates especiais), que tem um custo de produção maior e requerem um nível de técnicas mais apuradas, como a utilizada para a produção do cacau Buck (comum nas grandes indústrias de chocolate).


O valor do trabalho do casal vem sendo reconhecido a cada safra, em 2020 teve seu cacau selecionado para representar o Brasil no “Cocoa of Excellence - International Cocoa Awards”. Já em 2021, foi o 3º colocado no “Brazilian Cocoa Awards” na categoria cacau Blend. E as novas safras para os próximos anos não param.




Comments


bottom of page